É hora de recomeçar! - Blog de Maurício Louzada - Mauricio Louzada

Busca
Palestras Motivacionais
de alto impacto
Ir para o conteúdo

Menu principal:

É hora de recomeçar!

Publicado por Maurício Louzada em Para o Trabalho · 1/1/2009 15:24:00
Quando seus colaboradores retornam do tão merecido descanso de final de ano, é comum abater sobre eles a sensação de que “está começando tudo de novo”. Ao contrário do que deveria ser, muitos profissionais retornam ao trabalho com a sensação de que vai começar aquela longa rotina que se estenderá pelos próximos 12 meses, sem mudanças, sem objetivos, sem rumo...

Outros, é verdade, voltam com as energias renovadas e prontos para conseguir atingir suas metas. Porém, ao verem alguns menos motivados contagiam-se com a inércia do “vai começar tudo outra vez”.

Talvez o grande erro das empresas seja não deixar claro aos seus colaboradores, logo no início do ano, quais as perspectivas de crescimento, as metas e os objetivos que se desdobrarão ao longo do ano que se inicia, e principalmente qual a participação de cada colaborador no processo.

O início do ano é uma oportunidade, quase que única, para envolver até os colaboradores menos motivados com as metas e objetivos da empresa. Quando eles retornam ao trabalho, e percebem que não é a simples rotina que está se reiniciando, mas sim um projeto amplo, com metas e objetivos, se sentem mais motivado a participar do alcance destes resultados. E isso, obviamente, não se aplica somente aos departamentos cujos resultados são normalmente expressos em números.

Colaboradores que trabalham em departamentos que têm contato com o cliente, podem ter como meta um índice de satisfação do cliente. Os colaboradores da área de serviços gerais podem ter como meta atingir um índice de qualidade de limpeza que será apurado pelos demais colaboradores, e assim por diante.

Cabe ao gestor criar ferramentas que possam aferir estes resultados, colocar metas e compartilhar essas vitórias com seus colaboradores.  Cada um pode criar sua metodologia, mas deverá propor metas que possam ser:

- Desafiadoras
- Mensuráveis
- Atingíveis

Para motivar ainda mais seus colaboradores, você pode propor que eles tracem e atinjam metas pessoais concomitantemente às metas propostas pela empresa, incentivando-os a buscarem seus sonhos, e os orientado sobre como criar e definir um plano estratégico para traçar e atingir essas metas, afinal o trabalho e a vida pessoal de cada colaborador andam juntos.

Desta forma, estaremos auxiliando as pessoas que trabalham conosco a realizarem as promessas feitas por elas mesmas no primeiro dia do ano, e por conseqüência, estaremos também realizando nossos próprios objetivos.



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal