O sucesso é... (preencha você mesmo) - Blog de Maurício Louzada - Mauricio Louzada

Busca
Palestras Motivacionais
de alto impacto
Ir para o conteúdo

Menu principal:

O sucesso é... (preencha você mesmo)

Publicado por Maurício Louzada em Para Você · 19/1/2010 11:52:00
O que é o sucesso? Para alguns ele pode vir no formato de dinheiro. Somando tudo o que teem, chegam à conclusão de que são (ou não) bem sucedidos. Quantas vezes ouvimos dizer: se eu tivesse todo o dinheiro que "fulano" tem, eu pararia de trabalhar? Mas será que essas pessoas que não se preocupam com o saldo bancário sentem que atingiram plenamente o sucesso? Não, necessariamente... 

Particularmente, acredito que o sucesso está relacionado com a nossa missão na vida. Muitas pessoas vivem uma vida inteira sem perceber o real motivo pelo qual estão aqui. Enquanto não descobrirmos a singularidade do nosso propósito, não conseguiremos definir o que é o sucesso. E mais: a nossa percepção de felicidade na vida só se dará verdadeiramente quando alinharmos nossas ações do dia-a-dia, nossos sonhos e nossos valores com esse propósito.

Minha profissão exige que eu passe grande parte do meu tempo em aeroportos. Percebo que muitas pessoas trafegam pelas salas de embarque, com valises na mão, sem destino... Olham para os monitores, impacientes... Esperando, talvez, que o vôo seja posicionado em outro portão, que atrase ou que seja confirmado. Muitos seres humanos passam pala vida desta maneira: simplesmente "andam para lá e para cá", sem um objetivo claro, e suas maiores aventuras estão relacionadas com fatos comuns do cotidiano. Não arriscam realizar seus sonhos! 

A grande maioria das pessoas prefere aceitar pacientemente o que lhes é oferecido, em vez de lutar por aquilo que realmente querem. É fácil, não oferece grandes riscos e pode dar aos outros a falsa sensação de sucesso. Porém, eu questiono: como essas pessoas se sentem por dentro? Como reagirão ao chegar na velhice e perceberem que viveram uma vida que não era a delas? 

Se você não decidir o que realmente quer na vida, alguem irá decidir por você, portanto não importa sua idade, ainda está em tempo de descobrir e realizar aquilo que faz você se "mover". Seus sonhos serão orientados pelos seus propósitos, e acredite em mim: tudo se tornará mais fácil.

Se você descobrir um "por quê", tenha certeza que a vida lhe dará um "como". Mas se você não tiver um "por quê", todos os caminhos serão difíceis demais para você. 

Desisitir no meio do caminho é uma penúria constante na vida de quem vive sem propósito, porque essa pessoa ainda não descobriu um motivo pelo qual vale a pena continuar, enfrentar dificuldades e adversidades. Ao conquistar algo, a sensação da vitória não estará associada a uma conquista interior e verdadeira. Será uma vitória superficial, somente para os outros verem, admirarem... Uma sensação vazia que dura pouco... 

Se realmente queremos nos sentir pessoas de sucesso, temos que basicamente realizar 3 ações:

- Descobrir o nosso real propósito
- Alinhar os nossos sonhos e ações com esse propósito
- Fazer da vida uma constante realização do que realmente almejamos 

Talvez haja dúvidas: será que vivo meu real propósito nesta vida? Para ajudar a responder esta questão, deixo algumas perguntas:

- O adulto que você está se tornando deixaria orgulhosa a criança que você foi?
- Você se sente motivado para enfrentar as dificuldades que se apresentarão na sua frente, tendo certeza que elas lhe farão maiores e mais preparado para a vida?
- Quando você acorda, todos os dias, percebe que o seu trabalho é uma ferramenta para realização dos seus sonhos?

Se você respondeu NÃO para uma das perguntas acima, talvez esteja na hora de repensar seu real propósito nesta vida. A recompensa? A certeza de que sucesso é algo que nenhum dinheiro pode sequer imaginar comprar...

(Permitida a reprodução, desde que citado o autor: Maurício Louzada)



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal