O futuro do seu departamento depende de planejamento - Blog de Maurício Louzada - Mauricio Louzada

Busca
Palestras Motivacionais
de alto impacto
Ir para o conteúdo

Menu principal:

O futuro do seu departamento depende de planejamento

Publicado por Maurício Louzada em Para o Trabalho · 18/1/2008 19:47:00
Tags: 15
Gostaria de começar perguntando algo que só você pode responder: "Como estará o seu departamento em 3 anos?"

Difícil, não é? Talvez a maior parte das pessoas responda simplesmente "Não sei..." Os mais pessimistas farão uma outra pergunta: "´Será que sobreviverei neste departamento por três anos?". O otimista responderá rápido: "Serei muito grande e líder de produtividade na minha empresa".

Provavelmente, qualquer uma destas respostas esteja errada! Isso porque, salvo se houver um planejamento claro para se atingir o seu objetivo, qualquer resposta será mera especulação, fruto do otimismo, pessimiso ou mesmo da omissão.

Mas quando falamos do seu departamento, da sua empresa, do seu profissionalismo, também estamos falando do seu futuro e da sua vida. Por isso, é muito melhor planejar do que se entregar à sorte do destino e à ferocidade da concorrência. Planejar significa pensar no seu departamento como ele é hoje, como ele será amanhã, e sobretudo, em qual o seu papel neste processo de crescimento.

Porém, fazer um planejamento requer muita análise e estratégia, ainda mais quando existem tantos fatores envolvidos como o cenário econômico, concorrência, comportamento do mercado e muitos outros que não podem ser previstos. Por isso, fazer um planejamento significa definir um rumo, definindo aspectos que estão sob seu controle, e outros que são casuais e dependentes de fatores externos.

Ao fazer o seu planejamento você deve considerar como o seu departamento é hoje, utilizando para isso uma metodologia adequada. Além disso, o objetivo final e as estratégias a serem adotadas devem estar claros e visíveis para todas as pessoas envolvidas no processo. E por falar em pessoas, elas compõem outro elemento fundamental para o crescimento do seu departamento. Elas são responsáveis pelas ações, tomadas de atitudes e contato com outros departamento, por isso devem ser treinadas, qualificadas, ter amplo conhecimento, e acima de tudo, devem estar plenamente sintonizadas com o objetivo e metas do departamento.

Outos fatores como tecnologia, implantação de "Indicadores de Desempenho e Resultados" e implementação de processos são essenciais para atingir a meta planejada.

Assim fica fácil responder à pergunta que abre nossa matéria: como estará seu departamento em 3 anos?

Depende do que você fará nos próximos 1095 dias.

Que tal começar agora?



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal