Viagem à Lua! (Alcançando metas) - Blog de Maurício Louzada - Mauricio Louzada

Busca
Palestras Motivacionais
de alto impacto
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Viagem à Lua! (Alcançando metas)

Publicado por Maurício Louzada em Para a Vida · 21/4/2011 12:37:00
Há alguns dias, na recepção de uma empresa, li um pequeno texto sobre as missões que levaram homens à Lua. Dentre diversas citações, me chamou a atenção uma frase, dita pelo oitavo homem a pisar na Lua, o astronauta norte-americano James Irwin: "Enquanto íamos  em direção ao nosso satélite, tínhamos que corrigir a rota a cada 10 minutos aproximadamente, e mesmo assim conseguimos pousar a apenas 15 metros do nosso alvo, em 800 quilômetros de raio!". Imediatamente pensei: "Cada correção de rota foi essencial para o sucesso da missão".

A percepção da necessidade de uma mudança de atitude e a disposição de agir sempre que preciso são essenciais para a construção do caminho do sucesso. Mas para fazermos as correções de maneira adequada, e atingirmos nosso alvo, podemos aprender algumas lições importantes com as missões que levaram 12 astronautas a pisarem na Lua entre 1969 e 1972:

1) Tenha seu objetivo no foco de suas ações
Por mais óbvio que possa parecer, é de extrema importância ressaltar a necessidade de um objetivo claro e definido para se alcançar o sucesso, e agir segundo esse objetivo. Refletir sobre isso fará você perceber se suas atitudes tem sido aliadas no alcance de suas metas. Pergunte-se continuamente: Quais são seus objetivos reais? Como você estará daqui a um, dois, cinco ou dez anos? Como você atingirá esses objetivos e como você irá mensurar se está no caminho certo?

Sem um objetivo claro fica impossível corrigir pequenos ou grandes desvios de rota. A este objetivo maior, chamado "Meta de Resultado", estabeleça um prazo, uma data limite de realização, e lembre-se que grandes objetivos, em geral são feitos de outros objetivos menores, chamados "metas de processo". São eles que irão balizar e indicar se você está no caminho correto. Trace um plano de ação, criando atitudes e estratégias que o levarão ao encontro de seus sonhos.

2) Esteja disposto a corrigir a rota tantas vezes quantas forem necessárias
O fato de você ter andado muito tempo na direção errada não quer dizer que você está fadado a permanecer nesta direção pra sempre.  Verifique continuamente a rota e promova as correções necessárias sempre que detectar um desvio. Só assim você poderá ter a garantia de estar indo no rumo que te levará ao sucesso.

3) Perceba que o caminho é construído a cada dia
Assim como não existe uma "estrada" que leve os astronautas à Lua, não existe um caminho pré-determinado e traçado para alcançarmos nossos objetivos. A cada dia, construimos este caminho com nossas ações e escolhas. Por isso, não tenha medo de assumir erros e de propor melhorias para suas ações. Lembre-se que grandes idéias também necessitam de adaptações e mudanças. Henry Ford não colocou a marcha-ré em seu primeiro carro, mas com isso aprendeu que o projeto poderia ser melhorado em um aspecto primordial. Promova mudanças que o colocarão mais perto de suas realizações e aperfeiçoe-se continuamente. 

Pisar na Lua foi um ato reservado para apenas 12 homens até hoje. Homens que aprenderam a importância de se ter objetivo claro, corrigir a rota sempre que necessário, correr riscos e alcançar o que para muitos era "inalcançável".  Seus pés tocaram a Lua, mas por ousarem fazer aquilo que ninguém ousou antes, suas mentes conquistaram o universo...

(Permitida a reprodução, desde que citado o autor: Maurício Louzada)



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal