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Marketing Pessoal

Publicado por Maurício Louzada em Para Você · 20/9/2009 00:20:00
Eu desafio você a estimar quantas mensagens publicitárias você recebeu desde que acordou na manhã de hoje. Talvez você pense em 5, 10 ou 20... Não sei o número que lhe veio à mente, mas pesquisas mostram que cada habitante de uma metrópole é impactado por aproximadamente 1.500 mensagens publicitárias ao longo de um dia. Se você visitou um supermercado de grande porte, esteve em um ambiente com a presença de mais de 30.000 marcas!!!! Cada uma brigando por seu espaço, pela preferência do consumidor, pela venda...

Em nosso dia-a-dia profissional, sofremos o mesmo processo de concorrência que estes produtos. 
Para sermos valorizados e escolhidos temos que mostrar nossas competências. Isso mesmo - "mostrá-las". Tê-las apenas não é mais suficiente.  

No mundo moderno tão importante quanto desempenhar uma boa função é saber mostrar aos demais sua capacidade, e isso começa no marketing pessoal. Comparando com os produtos citados na abertura deste texto, podemos dizer, que o seus talentos estão relacionados com a "qualidade do produto", mas a forma como você se apresenta às pessoas é essencial para que os outros "comprem" a sua imagem, e com isso você possa ter uma oportunidade de mostrar a qualidade (seus talentos, habilidade e atitudes).

Para começar, o marketing pessoal está relacionado com a auto-estima. Se você não gosta de você, não confia no seu profissionalismo e talento, não conseguirá desenvolver o marketing pessoal. Assim como acontece na área comercial, você não conseguirá "vender" uma idéia que ainda não "comprou". Por isso, tenha em mente que antes de colocar em prática as 10 dicas que darei a seguiir, é importante que você acredite plenamente em você mesmo. Em seguida tenha em mente:

1) Não pense que somente se vestindo bem, você estará fazendo seu Marketing pessoal. Não adianta ser um produto com boa embalagem, mas péssimo conteúdo.

2) Não encare o seu sucesso como dinheiro ou patrimônio. O que as pessoas verão verdadeiramente em você é sua essência profissional. O restante é consequência.

3) Coloque excelência em tudo o que realiza. Dar o melhor de si a cada ação fará você ser lembrado por todos de maneira positiva.

4) Desenvolva seus talentos, habilidades, conhecimentos e atitudes. Eles são as características do seu produto "VOCÊ MESMO", que irão fidelizar os clientes.

5) Crie redes de relacionamento duráveis e sólidas. De nada adianta ter uma agenda cheia de telefones de pessoas importantes, se ninguém atende suas ligações.

6) Procure equilibrar os diversos elementos da sua vida. Sua carreira, sua família, seus amigos... Somente com tudo isso alinhado é possível ir de encontro ao sucesso.

7) Promova sua imagem pessoal passando confiança, profissionalismo e respeito (no seu modo de agir, de se vestir, se expressar, etc.).

8) Faça um planejamento estratégico das suas metas e objetivos. Pessoas focadas são percebidas pelos demais.

9) Nunca prometa às pessoas nada que não possa cumprir. É preferível impactar alguém com uma surpresa positiva, do que decepcioná-la com uma falsa expectativa.

10) Não se prenda a essas dicas aqui colocadas. Seu sucesso depende de você!

E aí? Comprou a idéia?

(Permitida a reprodução, desde que citado o autor - Maurício Louzada)



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