Multiplicando as melhores práticas - Blog de Maurício Louzada - Mauricio Louzada

Busca
Palestras Motivacionais
de alto impacto
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Multiplicando as melhores práticas

Publicado por Maurício Louzada em Para o Trabalho · 19/3/2010 05:58:00
Responda rapidamente: "Onde estão os melhores resultados da sua empresa?". Talvez esta pergunta tenha gerado uma pequena confusão em sua mente: sobre quais "melhores resultados" o autor deste artigo está se referindo? Melhores resultados em desempenho, produtividade, segurança, vendas, meio ambiente, ou será outro?

São tantas as variáveis que denotam um bom resultado, que fica difícil responder esta pergunta assim, de bate e pronto, não é mesmo?

É que no mundo moderno, os resultados significam números. Comparamos se estamos em uma situação melhor ou pior do que outra área ou departamento, colocando um número seguido do símbolo de percentagem.

Consultores visitarão sua empresa, e pedirão melhoria de tantos % no desempenho global. Programas de segurança, pedirão redução de acidentes, de 8 ocorrências anuais para 2 - uma evolução para todos! (Menos para os 2 acidentados, é claro).

Suas metas serão estipuladas em números crescentes, suas recompensas serão numéricas, você possui um número de chapa, trabalha em um andar identificado com um número, provavelmente na terceira ou quarta mesa depois da recepção do andar...

A matemática está presente em quase todas as suas atividades. Mas as empresas ainda não aprenderam a fazer uma importante conta para a melhora dos resultados: a multiplicação.

Quem olha os números ainda não percebeu que atrás deles estão as ações feitas por seres humanos cheios de sentimentos, vontades, sonhos, ambições, visões e metas, e que fogem à simples lógica do 1+1. 

Conhecer a fundo e valorizar o desempenho  destes profissionais, buscando multiplicar o que eles fazem de melhor é essencial para promover qualquer crescimento.  Ao contrário do que alguns imaginam, estes profissionais não se negarão a compartilhar suas histórias de sucesso, nem o caminho que estão seguindo para terem um excelente desempenho em suas áreas. Sentir-se-ão honrados, valorizados e aprenderão muito mais, afinal quarto mais ensinamos, mais aprendemos. 

Multiplicar as "Melhores Práticas" dentro da empresa, significa em essência, reconhecer que a empresa é um organismo vivo, e que pode aprender com o que tem de melhor dentro de si, num contínuo ciclo de crescimento. 

Porém, o mais  comum é vermos o caminho contrário: empresas que possuem excelentes práticas em determinadas áreas, mas que não são multiplicadas para as demais, subutilizando assim seu próprio conhecimento. 

Como a chama de uma vela que acende outra, é possível multiplicar aquelas "boas práticas", sem perder a "luz original". Basta ação, diálogo e oportunidades para que estas práticas possam ser sugeridas e implementadas em larga escala. 

E aí, voltamos à matemática: os números mostrarão melhores resultados, porque eles são apenas uma forma de medir o que as pessoas fazem de melhor dentro das empresas. 

Multiplicar as "Melhores Práticas" criará uma sinergia em todas as áreas, e ironicamente,  os números mostrarão que nem sempre a matemática tem razão, afinal quando há foco, objetivo e muitas pessoas envolvidas com o propósito de crescimento, 1 + 1 é sempre mais que 2.

(Permitida a reprodução, desde que citado o autor: Maurício Louzada)



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal