Resultados rumo ao Hexa - Blog de Maurício Louzada - Mauricio Louzada

Busca
Palestras Motivacionais
de alto impacto
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Resultados rumo ao Hexa

Publicado por Maurício Louzada em Para o Trabalho · 28/6/2010 07:27:00
Em época de Copa do Mundo é um grande risco não escrever sobre futebol. 

Mas como falar da nossa carreira profissional fazendo uma analogia com este importante esporte?

A resposta veio em um bate-papo com um amigo. Em um happy-hour ele se mostrava indignado com os salários milionários dos jogadores. "Como alguns ganham bem, não é mesmo? Do chão de terra batida de alguma periferia para grandes mansões na Europa: um trajeto improvável, mas que é a realidade de muitos ídolos que vestem a camisa verde e amarela." 

Mas é claro que nem todos conseguem isso. Muitos têm técnica, capacidade de driblar, de marcar o adversário, de fazer lançamentos e de marcar gols. Mas alguns têm uma estrela: parecem sempre estar no lugar certo, e na hora certa.

No mundo corporativo também é assim: alguns têm diplomas, graduação, pós-graduação, doutorado... Mas parece que a estrela ainda não brilhou. Isso acontece porque um dos maiores enganos é o profissional imaginar que ele vai ser remunerado por aquilo que aprendeu ou pelos diplomas que pendura na parede. Mero engano. A estrela brilha, e a remuneração acontece pelos resultados que cada profissional apresenta. O que mais importa são os resultados! Sem resultados não há oportunidade de crescimento.

E apresentar resultados significa estar no lugar certo, na hora certa, fazendo a coisa certa... Significa apaixonar-se pelo que se faz, encontrar oportunidades onde elas parecem não existir, ou ainda criá-las onde realmente não existem.

Porém, alguns simplesmente lamentam, acham que ganham pouco pelo que estudaram e olham para os outros imaginando que todos têm mais sorte do que eles. Se focarmos nos resultados que podemos apresentar em nossa vida profissional, deixaremos de ser vítimas e nos tornaremos autores de nossa própria história. 

Ao olhar para a seleção brasileira, vemos craques com algo em comum: seus históricos apresentam resultados, não importa o clube pelos quais passaram. Em contrapartida, há diversos jogadores que passaram por clubes igualmente conceituados, mas continuam esquecidos. No caso deles, faltaram os resultados...

Assim sendo, antes de olharmos para as empresas onde passamos e para os certificados que temos na parede, sentindo-nos injustiçados, que tal olharmos para onde estamos hoje e perguntarmos: Que diferença minha presença faz nesta empresa? Quais os resultados que tenho ajudado a construir? 

É exatamente este questionamento e as ações decorrentes que nos farão campeões, e neste momento, não veremos nada de mais em uma trajetória que começa em um "campinho de terra batida" e chega ao auge no "Soccer City Stadium, em Joahnnesburgo", na grande final da Copa do Mundo. 

Guardadas as proporções e objetivos, esta poderá ser a história de todos nós...

(Permitida a reprodução, desde que citado o autor: Maurício Louzada)



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal