Você é coach da sua equipe? - Blog de Maurício Louzada - Mauricio Louzada

Busca
Palestras Motivacionais
de alto impacto
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Você é coach da sua equipe?

Publicado por Maurício Louzada em Para o Trabalho · 20/5/2009 23:36:00
O conceito de coach vem do mundo esportivo. O coach, ou o técnico (como conhecemos), é aquele profissional que tem como propósito treinar sua equipe de todas as maneiras:  o treinamento físico, psicológico, tático, e percebendo oportunidades consegue mudar a tática no meio do jogo, valorizando o talento de cada um com o objetivo de levar o time à vitória.

As lideranças do mundo corporativo moderno podem usar esse modelo em prol da produtividade. Para isso, o líder deve ser um coach de sua equipe. As dicas a seguir podem ser aproveitadas para líderes de qualquer setor.
Quer seu um líder-coach? Então atente para:

1 – Conheça detalhadamento cada membro da sua equipe. Explore o potencial de cada um, valorizando seus conhecimentos, habilidades e atitudes. Da mesma forma, conheça suas deficiências e fraquezas, e saiba conviver com elas. Assim, será possível aproveitar o cada colaborador tem de melhor, ao invés de focar nas deficiências e esperar que o colaborador entregue algo que ele não está preparado para fazer.

2 – Saiba orientar, dando aos colaboradores a sua visão do “jogo”. Será muito mais fácil para o colaborador realizar o trabalho proposto se ele tiver uma visão global da situação. Crie processos táticos (planejamento) e envolva seus colaboradores em metas, fazendo com que cada um possa mensurar sua produtividade e envolvimento. Só assim, eles assumirão compromisso com o “jogo”.

3 – Sempre dê feedbacks, buscando o aumento da perfomance dos colaboradores. Quando tiver uma crítica ou cobrança a fazer, o faça com o único intuito de melhorar a performance do colaborador nas próximas ações. Quando o feedback é feito desta maneira, o colaborador se sente motivado a melhorar, contrariamente a atitudes explosivas, que fazem o colaborador não pensar em outra coisa, senão ir embora.

4 – Apóie sua equipe. Os treinadores no mundo esportivo, sempre trabalham em favor de seus atletas. Comemoram as vitórias (e ganham medalhas) junto às equipes, e amargam derrotas da mesma maneira. Quando se perde um campeonato, não importa de quem é a culpa... Quando se ganha, não importa de quem são os méritos... Só o trabalho em conjunto, com uma boa liderança, pode produzir resultados verdadeiros. O sucesso é uma consequência.

5 –Reconheça os feitos da sua equipe. Isso impulsiona todos em direção a novas vitórias.

Ao agir como um coach, você terá uma equipe comprometida com resultados e apoiadora da sua liderança. E aí, o negócio é trabalhar muito, pois somente quem se esforça verdadeiramente e reconhece os esforços da equipe, consegue carregar uma medalha de ouro no peito.

(Permitida a reprodução, desde que citado o autor - Maurício Louzada)



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal