PONTUALIDADE
A importância da pontualidade para o crescimento profissional
 
 Por: Maurício Louzada
 
 Qual a importância da pontualidade para alcançarmos novas oportunidades no trabalho?  Bem, particularmente eu não conheço ninguém que tenha alçado uma grande carreira tendo a  fama de estar sempre atrasado para seus compromissos. A pontualidade é um pré-requisito para alçar novos voos em direção ao nosso desenvolvimento profissional.
 
 Recentemente recebi um cronograma de uma empresa, com os horários das 3 palestras que ministraria no dia seguinte. Eram eles: 09:08 h, 11:23 h  e 15:12 h. Eu já sabia porque os horários eram tão quebrados: quando agendamos uma palestra para as 09:00 h, as pessoas tendem a pensar que o evento começará entre 09:15 e 09:30 h. Quando o horário é 09:08 h todos ficam atentos para a importância da pontualidade. Mas muitas pessoas não conhecem tal importância e por isso, acabam aprimorando uma outra habilidade: a criatividade para arrumar desculpas.
 
 Alguns fazem do atraso um hábito. Quando o despertador do celular toca, indicando o horário  de levantar, pressionam a função "Soneca" repetidas vezes, até perceberem que estão no limite (ou um pouco além dele) do horário para sair da cama. Então, tomam banho correndo, saem de casa despesperados e no caminho para o trabalho não param de olhar para o relógio, como se pudessem desacelerar o tempo.
 
 A pontualidade é uma forma de expressar a importância que cada compromisso tem para você, assim como o respeito que você tem pelas pessoas que estão envolvidas com o que será realizado. Ser pontual demonstra sua atitude em cumprir o que foi combinado, e assim, inspira nos demais a confiança que depositarão em tarefas e objetivos atribuídos a você. Ser pontual demonstra sua capacidade de gerenciar o próprio tempo, e por consequencia, a aptidão de gerenciar equipes e projetos. 
 
 
 
 
 
 
 
Em resumo, pessoas pontuais acabam tendo muito mais oportunidades na vida, porque ninguém quer delegar responsabilidades e cargos para quem sempre tem uma desculpa (seja ela verdadeira ou não).
 
 Ser pontual é uma questão de atitude, e por isso, exatamente às 09:08 h daquela manhã iniciei minha palestra para uma grande equipe. Advinnhe qual era o tema ! Gerenciamento do tempo, é claro...
 
 Maurício Louzada
 


